nova iniciativa onu ia 1024x576 1

Revelando o Futuro da Inteligência Artificial: A Nova Iniciativa da ONU em Prol do Bem Comum

Num âmbito global, peritos com vasta experiência em governos, setor privado, tecnologia, sociedade civil e academia foram convocados para apoiar os esforços das Nações Unidas em garantir que a Inteligência Artificial (IA) seja utilizada em prol da humanidade. Sob a liderança do Secretário-Geral António Guterres, foi lançado o Corpo Consultivo de IA, uma iniciativa destinada a moldar o futuro da IA para o benefício comum.

Explorando os Desafios e Oportunidades da IA

O Corpo Consultivo de IA, composto por 39 especialistas de várias partes do mundo, destaca-se pela igualdade de género, diversidade geográfica e representatividade multigeracional. Estes especialistas têm a missão de analisar os riscos, oportunidades e governação internacional relacionados com estas tecnologias.

O Secretário-Geral Guterres notou o extraordinário avanço nas capacidades e aplicações da IA, incluindo chatbots, clonagem de voz, geradores de imagens e aplicações de vídeo. Enfatizando o potencial transformador da IA para o bem, sublinhando a urgência em lidar com esta questão, especialmente à medida que os países enfrentam os impactos das alterações climáticas e o progresso em direção ao desenvolvimento sustentável abranda.

A IA como Impulsionadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Guterres acredita que a Inteligência Artificial pode ampliar e potenciar o trabalho dos governos, da sociedade civil e das Nações Unidas ONU. Pode ser crucial na previsão e resolução de crises, bem como na implementação de serviços de saúde pública e educação. Para os países em desenvolvimento, a IA oferece a oportunidade de superar tecnologias desatualizadas, levando serviços diretamente às pessoas que mais precisam.

No entanto, esta visão depende da responsabilidade na utilização da IA e da sua acessibilidade universal. Atualmente, o conhecimento em IA está concentrado em poucas empresas e países, o que pode aprofundar as desigualdades globais e criar divisões digitais cada vez maiores.

Desafios e Riscos da IA

A IA traz consigo potenciais riscos, incluindo a rápida disseminação de desinformação e discriminação, invasão da privacidade, fraude e violações dos direitos humanos. A utilização maliciosa da IA pode minar a confiança nas instituições, enfraquecer a coesão social e ameaçar a democracia.

O Secretário-Geral partilhou uma experiência surpreendente com uma aplicação de vídeo, onde o viu discursar fluentemente em chinês, mesmo sem dominar o idioma. Isso ilustra as incríveis possibilidades e os potenciais perigos da IA.

Caminhando em Direção a uma Governação Eficaz da Inteligência Artificial

A ONU reconhece a necessidade de uma governação eficaz da IA. O Corpo Consultivo de IA é o primeiro passo nesse sentido. A iniciativa visa fornecer recomendações sobre a governação internacional da IA, uma compreensão partilhada dos riscos e desafios, bem como oportunidades-chave para alavancar a IA em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Estas recomendações serão fundamentais para a preparação da Cúpula do Futuro no próximo setembro, que tem como objetivo reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Elas também contribuirão para as negociações em torno do proposto Pacto Digital Global, que visa garantir que todos beneficiem da nova era tecnológica.

Enfrentando Desafios Emergentes

Amandeep Singh Gill, o Enviado do Secretário-Geral para Tecnologia, destacou o papel dos especialistas em lidar com a desinformação e a disseminação de informações falsas, à medida que os esforços de governação global não conseguem acompanhar o avanço da IA.

Enfatizou que os membros do Corpo Consultivo de IA reúnem as últimas informações sobre como a tecnologia impacta as sociedades, economias e políticas. Sendo urgente, reduzir a lacuna entre o avanço tecnológico e a resposta dos Governos.

Espera-se que esta seja apenas a primeira etapa na direção de uma governação eficaz da IA, com a possibilidade de incorporar estas recomendações numa perspetiva sustentável a longo prazo, evitando ser surpreendidos pelo rápido desenvolvimento tecnológico.

A Iniciativa do Corpo Consultivo de IA da ONU é um passo significativo na busca de diretrizes e práticas responsáveis no campo da Inteligência Artificial. À medida que a IA molda o nosso mundo, a sua governação ética torna-se uma prioridade para o bem comum da humanidade. O futuro da IA está a ser moldado, e a ONU está na vanguarda deste processo, e a Ai. Ethics atenta ás noticias garantindo que esta revolução tecnológica beneficie a todos.

Mais informações na noticia original https://news.un.org/en/story/2023/10/1142867